Os HMO da Chr. Hansen obtêm a aprovação de Novos Alimentos na UE

Comunicado de imprensa | fev 28. 2023 08:12 GMT

Autorização final da UE para uso seguro de LNT, 3-FL e 3'-SL em fórmulas infantis nos níveis de dosagem mais altos

Após a avaliação positiva da EFSA em maio passado sobre os HMO da Chr. Hansen, lacto-N-tetraose (LNT), 3-fucosilactose (3-FL) e 3’-sialilactose (3’-SL), esses três importantes oligossacarídeos do leite humano agora estão aprovados na UE para uso seguro em fórmulas infantis e várias outras categorias nos níveis de dosagem mais altos aprovados no mercado de HMO.

“Temos o prazer de compartilhar as notícias sobre essas três aprovações da UE, pois mais bebês que não podem ser amamentados agora podem se beneficiar da fórmula infantil com HMO em concentrações mais próximas da natureza e das variações estruturais. Essas aprovações abrirão o caminho para levar o 5 HMO Mix, da Chr. Hansen, para as fórmulas infantis em concentrações mais altas e mais próximas da natureza também na UE”, afirma Jesper Sig Mathiasen, vice-presidente sênior da Chr. Hansen HMO.

Os HMO são o terceiro componente sólido mais abundante do leite materno, com muitas variações diferentes. Os benefícios decorrem da diversidade estrutural dos HMO. Os HMO LNT, 3-FL e 3’-SL (todos incluídos no 5 HMO Mix, da Chr. Hansen, junto com 2'FL e 6'-SL) são identificados em quantidade significativa no leite materno.

Efeitos na saúde e destaques da pesquisa
A equipe de cientistas da Chr. Hansen e outros pesquisadores continuam revelando benefícios para a saúde mais exclusivos dos HMO. Em relação aos três recém-aprovados, a ciência inicial mostra:

• LNT: Contribui para os benefícios da amamentação para bebês (Walsh et al., 2020) e um microbioma intestinal bem equilibrado, ajudando a limitar o crescimento de microrganismos indesejados (Hill et al., 2021)
  • 3-FL: Aumenta sua concentração ao longo da lactação (Thum et al., 2021), tornando-se, assim, o HMO mais abundante no leite materno humano ao longo do tempo (Samuel et al., 2019; Thum et al., 2021)
  • 3'-SL: Fornece ácido siálico, um nutriente necessário para o desenvolvimento saudável (Wang, 2012). Além disso, interage com as células imunológicas, ajudando em sua maturação e contribuindo para uma resposta imune equilibrada (Triantis et al., 2018)

5 HMO Mix, da Chr. Hansen
Além dos recém-aprovados LNT, 3-FL e 3'-SL, o 5 HMO Mix, da Chr. Hansen, também inclui 2'-FL, o HMO mais abundante no leite da maioria das mulheres (Thum et al. 2021), e 6'-SL, que fornece ácido siálico e ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico (Wang et al. 2012 e Triantis et al. 2018).

A Chr. Hansen apoia a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida, seguida de amamentação junto com alimentação complementar.

A Chr. Hansen é uma empresa de biociência global e diferenciada, que desenvolve soluções com ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. Na Chr. Hansen, estamos em uma posição privilegiada para impulsionar mudanças positivas por meio de nossas soluções microbianas. Há quase 150 anos, nós trabalhamos para possibilitar uma agricultura sustentável, uma melhor alimentação e uma vida mais saudável para mais pessoas em todo o mundo. Nossas plataformas de tecnologia microbiana e de fermentação, que incluem nossa ampla e relevante coleção de cerca de 50 mil cepas microbianas, têm um potencial revolucionário. Atendendo às necessidades dos clientes e às tendências globais, nós continuamos a desbloquear o poder das bactérias boas para responder aos desafios globais, como o desperdício de alimentos, a saúde global e o uso excessivo de pesticidas e antibióticos. Como a empresa de biotecnologia mais sustentável do mundo, nós tocamos a vida de mais de 1 bilhão de pessoas todos os dias. Impulsionados por nosso legado de inovação e curiosidade pela ciência pioneira, nosso objetivo “To grow a better world. Naturally.” está no centro de tudo que fazemos.