Cultura “doce” revolucionária reduz o açúcar adicionado em produtos lácteos fermentados

Comunicado à imprensa | mai 08. 2019 08:40 GMT

A Chr. Hansen lança Sweety® Y-1: A primeira cultura do mundo que permite que os fabricantes de laticínios criem produtos naturalmente mais doces, reduzindo o açúcar adicionado

Organizações de saúde, governos e varejistas estão estabelecendo objetivos para reduzir o açúcar nos alimentos à medida que os consumidores estão cada vez mais focados no teor de açúcar, em busca de produtos saudáveis e naturais de sabor delicioso. Isso significa que os fabricantes de laticínios estão sofrendo pressão para reduzir o açúcar adicionado em seus produtos, sobretudo, em iogurtes.

“Os fabricantes de laticínios costumam adicionar açúcar aos seus produtos para compensar o sabor da pós-acidificação, encontrando o equilíbrio certo entre doce e azedo. Com a nossa nova cultura patenteada, a pós-acidificação é muito baixa, o que reduz a necessidade de adição de açúcar”, diz Jessica Bentley, gerente de Desenvolvimento Comercial, em Laticínios Frescos, na Chr. Hansen.

Explore a doçura natural do leite

Sweety® Y-1 é uma solução de culturas inovadora que permite a criação natural de doçura ao desbloquear o próprio recurso do leite: a lactose.

“Ao usar o que está naturalmente disponível no leite e empregar nossa experiência na aplicação de culturas, desenvolvemos uma cultura que permitirá um sabor mais doce do que outras culturas possibilitam”, explica Kim Soerensen, cientista principal sênior em cepas, Fisiologia Bacteriana, na Chr. Hansen.

Sweety® Y-1 é uma solução de culturas que utiliza as culturas Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Ela pode converter os açúcares existentes no leite, usando mais a lactose e produzindo glicose, o que proporciona uma maior intensidade de doçura. Isso significa que você pode adicionar menos açúcar e ainda obter o mesmo produto com sabor doce, resultando em um produto mais saudável.

Deixe seu iogurte ficar doce durante toda a validade, com um rótulo limpo

Com Sweety® Y-1, a Chr. Hansen traz uma inovação revolucionária para o mercado de laticínios. A cultura permite que os fabricantes atendam às tendências modernas do mercado e às demandas dos consumidores por alimentos saudáveis, reduzindo o açúcar adicionado, sem comprometer o gosto bom do produto.

“Sweety® Y-1 é uma cultura suave com estabilidade superior ao pH. Isso permite que os fabricantes de laticínios criem produtos que mantêm a doçura durante toda a validade. Como primeira e única empresa a lançar essa solução, esperamos muito interesse e estamos entusiasmados em nos envolver com nossos clientes”, detalha Bentley.

O uso das culturas Sweety® Y-1 na produção de alimentos lácteos fermentados permite aos produtores de leite:

• Aumentar a doçura convertendo o açúcar existente no leite
• Manter o sabor doce durante a validade, com pós-acidificação muito baixa
• Criar produtos naturais e com rótulos limpos, sem usar adoçantes artificiais

“Na Chr. Hansen, estamos empenhados em melhorar a alimentação e a saúde não apenas para esta geração, mas para as gerações futuras. Para isso, nós contribuímos ativamente para os Objetivos Globais da ONU, incluindo o objetivo número três: Boa saúde e bem-estar. Sweety® Y-1 se encaixa perfeitamente nessa agenda, usando os próprios recursos da natureza para fornecer produtos lácteos fermentados de sabor agradável, com menos adição de açúcar, incentivando um estilo de vida saudável”, conclui Bentley.

A Chr. Hansen é uma empresa de biociência global e diferenciada, que desenvolve soluções com ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola. Na Chr. Hansen, estamos em uma posição privilegiada para impulsionar mudanças positivas por meio de nossas soluções microbianas. Há quase 150 anos, nós trabalhamos para possibilitar uma agricultura sustentável, uma melhor alimentação e uma vida mais saudável para mais pessoas em todo o mundo. Nossas plataformas de tecnologia microbiana e de fermentação, que incluem nossa ampla e relevante coleção de cerca de 50 mil cepas microbianas, têm um potencial revolucionário. Atendendo às necessidades dos clientes e às tendências globais, nós continuamos a desbloquear o poder das bactérias boas para responder aos desafios globais, como o desperdício de alimentos, a saúde global e o uso excessivo de pesticidas e antibióticos. Como a empresa de biotecnologia mais sustentável do mundo, nós tocamos a vida de mais de 1 bilhão de pessoas todos os dias. Impulsionados por nosso legado de inovação e curiosidade pela ciência pioneira, nosso objetivo “To grow a better world. Naturally.” está no centro de tudo que fazemos.